34 Cursos Gratuitos de Pronatec para a área Militar

No post anterior falamos do eixo “Gestão e Negócios” e apresentamos as diferentes opções que o Pronatec oferece dentro dessa área de atuação.

Hoje vamos falar do Eixo Militar que compreende tecnologias, infraestrutura e processos relacionados à formação militar.

O Eixo “Militar” é um dos 13 eixos da Pronatec, onde são disponibilizados cursos para se aperfeiçoar e estar preparado para o mercado de trabalho.

Entre as características desse eixo temos:

  • Envolve o domínio de tecnologias de interesse da Marinha do Brasil e da Aeronáutica.
  • Contempla atividades específicas de apoio, preparo e emprego das Forças Armadas.
  • Abrange operações, logística, manutenção, suprimento, armazenamento, informações, controle do espaço aéreo, controle aéreo de operações navais e terrestres, necessários à condução das atividades militares.

Vejamos alguns dos cursos que o Pronatec Oferece para esse eixo:

Técnico em Mergulho

A formação de Técnico em mergulho tem uma duração de 1200 horas/aula.

Os alunos que façam esse curso tem a possibilidade de atuar como militares de ativa (exclusivamente em organizações militares da marinha do Brasil) ou militares de reserva (Plataformas de petróleo, navios de mergulho o empresa de offshore).

Alguns temas que podem ser abordados no recorrer do curso:

  • Equipamentos de Mergulho
  • Demolição submarina
  • Analise de Gases
  • Corte e solda submarina
  • Fotografia Submarina
  • Atividades de socorro e salvamento submarino

Técnico em Sensores de Aviação Militar

 O Técnico em sensores de aviação tem a responsabilidade de analisar e detectar ruídos irradiados que estão presentes no ambiente. Ele pode orientar aeronaves empregadas em estrategias militares envolvendo submarinos. Controla os serviços de manutenção de aeronaves, entre outras tarefas de elevada responsabilidade.

Assim como o técnico em mergulho, o técnico em sensores de aviação pode atuar como militares de ativa (exclusivamente em organizações militares da marinha do Brasil) ou como militares de reserva (empresas de mineração marinha, busca e salvamento ou navios com plataforma de voos)

Entre os temas que podem ser abordados no curso de Técnico em sensores de aviação estão: Meteorologia,  Sonar e radar da aeronave, Inglês Técnico, Eletricidade e Eletrônica, regras de trafego aéreo.

O Curso também tem uma duração de 1200 horas/aula.

Técnico em Forças Especiais

Com possibilidades de abordar temas como armamento, munição e tiro, patrulhas, artes marciais, equipamentos de mergulho, esportes radicais, explosivos e destruições, o curso de técnico em forças especiais é ideal para as pessoas que gostam das operações militares de defesa.

O aluno, depois de formado, estará preparado para executar ações de espionagem e de contraterrorismo, realizar técnicas de mergulho e de executar operações de defesa e segurança em qualquer ambiente aquático ou terrestre.

O Curso também conta com 1200 horas/aula.

Existem mais cursos dentro desse eixo que iremos analisar em outro post futuro.

Fique atento as atualizações do site para saber assim que as vagas estiverem disponíveis.

3 Comments

Deixe uma resposta