cursos gratuitos para a área de Meio Ambiente e Saúde

São cursos gratuitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que fazem parte do eixo tecnológico “Ambiente, Saúde e Segurança”.

Ao todo o Pronatec oferece 220 opções de cursos técnicos divididos em 13 eixos tecnológicos que se enquadram em diferentes perfis para atender aos diferentes interesses dos estudantes do País.

O eixo ‘Ambiente, Saúde e Segurança’ é voltado para estudantes que têm afinidades com as tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação.

Ao todo, são 29 cursos técnicos na área, nos quais os alunos terão contato com disciplinas que abordam ética, biossegurança, processos de trabalho em saúde, primeiros socorros, políticas públicas ambientais e de saúde, além da capacidade de compor equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade, que caracterizam a organização curricular destes cursos.

 

Confira abaixo informações detalhadas sobre alguns cursos contemplados no eixo ‘Ambiente, Saúde e Segurança:

Curso de Técnico em enfermagem

Ao optar por este curso, o estudante irá atuar na recuperação e prevenção de doenças, além de colaborar com o atendimento de pacientes e comunidades, em todas as faixas etárias.

O profissional também irá realizar curativos, administração de medicamentos e vacinas, verificação de sinais vitais, entre outros. O curso tem duração de 1.200 horas/aula.

Em relação à grade curricular, o estudante terá contato com disciplinas que abordam as políticas de saúde, fundamentos da enfermagem, anatomia, processos de saúde, entre outros.

Já as possibilidades de trabalho, os estudantes poderão atuar em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.

Curso de Técnico em Meio Ambiente

Curso de duração de 800 horas/aula, os estudantes irão coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais. Além disso, quem se forma nesse curso atua na organização de programas de educação ambiental, conservação e preservação de recursos naturais.

Dentre as disciplinas obrigatórias, o estudante irá deparar com matérias sobre ecossistemas, saúde coletiva, impactos ambientais, processos produtivos, ecossistemas, gestão e educação ambiental, poluição ambiental e desenvolvimento e tecnologia sustentáveis.

Profissionais formados poderão atuar em instituições públicas e privadas e do terceiro setor, estações de tratamento de resíduos e unidades de conservação ambiental.

Curso de Técnico em vigilância em saúde

Profissionais nessa área trabalham em instituições de saúde, agências de vigilância e setor público, desempenhando ações de inspeção e fiscalização sanitárias. Além disso, investigam, monitoram e avaliam riscos e os determinantes dos agravos e danos à saúde e ao meio ambiente, entre outros.

Entre os temas abordados durante o curso, estão políticas da saúde, epidemiologia, biossegurança, demografia, bioestatística, sistema de informação em saúde, legislação, ética e bioética.

Fique atento, assim que as vagas para esses cursos estiverem abertas, vamos divulgar aqui no site.

Deixe uma resposta