Bolsa Formação do Pronatec 2018

Nos últimos anos tem sido grande a demanda por profissionais qualificados, tendo em vista que o mercado está mais competitivo. Com isso, para conseguir emprego, é importante que o trabalhador esteja devidamente qualificado e preparado. A bolsa formação do Pronatec 2018 vai ajudar muitos profissionais a ter uma qualificação

Para quem deseja conseguir qualificação de forma rápida, os cursos técnicos e profissionalizantes são uma ótima alternativa. Porém, muitas pessoas não têm condições de arcar com as despesas que esses cursos demandam. Para atender a essas demandas da população é que surgiu a bolsa de formação do  Pronatec.

Desde 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vem ofertando cursos gratuitos aos brasileiros que compõem a população de baixa renda.

Sobre os cursos da Programa Bolsa Formação

Uma das iniciativas do programa, para ampliar as ofertas, foi à criação da Bolsa Formação, que oferece vagas gratuitas de Educação Profissional e Tecnológica em duas modalidades: a Bolsa Formação do Trabalhador e a Bolsa Formação do Estudante.

  • A Bolsa Formação do Trabalhador oferece cursos de qualificação profissional para os beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do Governo Federal. Esses cursos tem curta duração, de 160 horas ou mais;
  • A Bolsa Formação Estudante oferece cursos técnicos concomitantes ou subsequentes aos estudos. Esses cursos tem duração maior de, pelo menos, 800 horas.

Como se inscrever nos cursos

O Bolsa Formação iniciou em desde 2016 e as vagas que ainda estão para serem ofertadas estarão disponíveis no Portal do MEC. Uma das formas de ter acesso a essas vagas disponíveis e se inscrever é por meio de acesso ao site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao. Basta acessar e preencher os campos que irão aparecer, informando estado e município onde mora, sua escolaridade e uma instituição de sua escolha.

Caso não apareça vaga para nenhum curso no momento da pesquisa, aparecerá a opção para você se cadastrar no site, para receber um aviso assim que novas vagas surgirem.

Outra forma de realizar a inscrição é por meio de pré-matrícula, procedimento realizado pela unidade ofertante do curso, para a inserção de um candidato em uma turma previamente publicada pela unidade de ensino.

Matrícula nos cursos da Bolsa Formação

É importante lembrar que a pré-matrícula não garante a reserva de uma vaga, portanto, os candidatos que fizerem a pré-matriculados terão sua matrícula confirmada de acordo com a ordem de chegada à unidade de ensino.

Ao ser selecionado, o estudante deverá comparecer a instituição de ensino para efetuar a matrícula no curso levando a documentação exigida pela instituição para confirmação da matrícula. Para saber se foi selecionado e quais procedimentos realizar para efetuar a inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o gestor responsável pelas matrículas.

Sobre a reclassificação

Após o período de pré-matrícula, as vagas não preenchidas são disponibilizadas por meio da inscrição on-line no site do Pronatec. O processo de inscrições on-line em turmas da Bolsa Formação garante a reserva de uma vaga para o estudante. Porém, o inscrito só terá sua matrícula confirmada no momento do comparecimento à unidade de ensino para a realização da matrícula.

One Comment

Deixe uma resposta