Inscrições Para Bolsa de Formação do Pronatec 2017

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado em outubro de 2001, com o objetivo de capacitar a população mais jovem, de baixa renda, com interesse em se qualificar durante ou após o ensino médio, oferecendo bolsa de formação ao ensino técnico, profissionalizante e de especialização de forma totalmente gratuita.

A criação do Pronatec trouxe novas perspectivas aos jovens de menor renda, apresentando a oportunidade de competir de igual para igual com outros profissionais, buscando uma colocação no mercado de trabalho e oferecendo perspectivas de crescimento na carreira.

O número de jovens inscritos no Pronatec vem crescendo a cada ano, passando de 4,6 milhões de pessoas em 2014 para mais de 8 milhões em 2016. Este ano de 2017 oferece um maior número de vagas, com investimentos de mais de R$ 15 bilhões nos cursos de formação profissional e tecnológica.

O que é a Bolsa Formação do Pronatec

A Bolsa Formação é mais um incentivo criado pelo Pronatec, oferecendo cursos técnicos totalmente gratuitos para jovens que tenham concluído o ensino médio, além de beneficiar estudantes que estão em processo de conclusão desta fase do ensino tradicional.

Através da Bolsa Formação, o estudante consegue vagas gratuitas de formação profissional e tecnológica em duas modalidades:

  • A Bolsa Formação Trabalhador, que oferece cursos de qualificação profissional de curta duração, com 160 horas-aula ou mais, para beneficiários do Seguro Desemprego e dos programas de inclusão social patrocinados pelo governo federal;
  • A Bolsa Formação Estudante, que oferece cursos técnicos de maior duração, com pelo menos 800 horas-aula, podendo ser concomitantes ou subsequentes.

Como ter acesso à Bolsa Formação do Pronatec

As vagas da Bolsa Formação patrocinadas pelo Pronatec vêm sendo oferecidas desde maio de 2016. As instituições parceiras do Pronatec apresentam as demandas locais e estabelecem as vagas com as unidades de ensino e essas vagas passam a ser disponibilizadas no portal do MEC – Ministério da Educação.

A Bolsa Formação apresenta um processo de seleção de estudantes administrado pelos demandantes, pelos ministérios participantes e secretarias de educação estaduais, listados no site do MEC.

O site do Pronatec oferece ao estudante a listagem das instituições que deve procurar. As vagas não preenchidas são disponibilizadas para inscrição online no site da Pronatec, que toma as iniciativas para definir os participantes através de processos seletivos específicos.

Para saber se foi selecionado ou não para a Bolsa Formação, o candidato deve procurar a unidade de ensino e entrar em contato com o gestor demandante que realizou sua pré-matrícula.

Para a concessão da Bolsa Formação do Pronatec, a instituição de ensino que compactuou o projeto fica obrigada a realizar o curso ofertado sempre que houver a confirmação de um mínimo de 50% das matrículas, respeitando-se os limites de vagas por curso e por turma. O estudante deve procurar a instituição ofertante para verificar se o percentual mínimo foi atingido.

Cursos ofertados pelo Pronatec

O aluno encontra dezenas de cursos técnicos de longa e de curta duração no Pronatec. Os cursos de qualificação possuem duração menor, enquanto que os cursos técnicos mantém o período médio de 2 anos, seguindo a tendência da educação nacional.

No curso técnico de longa duração, o aluno que está em dia com sua matrícula no ensino médio, pode fazer o curso do Pronatec com duração mínima de um ano, enquanto que, nos cursos de curta duração, o programa oferece aulas com períodos de até 2 meses, com foco na formação inicial e continuada, buscando qualificar profissionalmente trabalhadores e estudantes para terem maior possibilidade de conquistar um emprego.

Em alguns cursos, o Pronatec também disponibiliza ao aluno o vale transporte, alimentação e material didático.

3 Comments

Deixe uma resposta