Certificado do Ensino Médio agora é pelo Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja é um exame gratuito e opcional que concede certificado do Ensino Fundamental e do Ensino Médio a jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior que não conseguiram concluir seus estudos em idade apropriada.

Há alguns anos atrás, o Encceja já fornecia certificação de Ensino Fundamental e Médio, porém em 2009 o ENEM passou a ser o responsável por essa tarefa. Atualmente, com as mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) no início de 2017, o Encceja voltou a ser responsável pelo fornecimento dos certificados.

O exame é aplicado anualmente e tem o objetivo de avaliar competências, habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória escolar e através de processos formativos (referentes a relações familiares, convivência humana, manifestações culturais, trabalho, entre outros).

Quanto a emissão de certificado de conclusão de Ensino Fundamental, a prova é destinada a pessoas que tenham no mínimo 15 anos completos até a data da prova. Já para o certificado de Ensino Médio, a prova é destinada a pessoas que tenham no mínimo 18 anos.

 

O conteúdo das provas

O exame é composto por 4 cadernos de provas objetivas, e cada um deles possui 30 questões de múltipla escolha.

Para a certificação de Ensino Fundamental, a prova é composta de:

  • Língua Portuguesa
  • Língua Estrangeira Moderna
  • Artes e Educação Física
  • Matemática
  • História e Geografia
  • Ciências Naturais
  • Uma proposta de redação.

 

CERTIFICADO DO ENSINO

A prova que fornece o certificado de Ensino Médio pelo Encceja é composta de:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (compreende as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (Compreende as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Compreende as disciplinas de Química, Física e Biologia);
  • Uma proposta de Redação.

 

Para obter a certificação, é necessário que o participante consiga atingir, no mínimo, o nível 100, em uma escala que varia de 60 a 180 pontos. Já na prova de redação, o participante deve obter, no mínimo, a nota de 5,0 pontos, em uma escala de 0 a 10,0 pontos.

O candidato conta o auxílio de um material de estudo que é disponibilizado pela página do Encceja (http://portal.inep.gov.br/materiais-para-estudo), e é composto por volumes de orientações aos interessados.

Como fazer a inscrição

A inscrição para o Encceja é gratuita e realizada pela internet através do portal oficial para as inscrições no Exame Nacional (http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/), durante as datas estabelecidas pelo Inep para cada edição. Para realizar a inscrição, o interessado deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número seu documento de Identidade. Para finalizar a inscrição, é necessário também realizar o preenchimento online de um Questionário Socioeconômico.

Como solicitar o Certificado

Após a divulgação dos resultados do Exame, o participante deverá contatar a Secretaria de Educação informada durante a inscrição para solicitar o Certificado. É responsabilidade das secretarias de educação definir os procedimentos necessários à certificação, com base nos resultados obtidos nas provas, e certificar os participantes do Exame. Os participantes que residirem no exterior deverão retirar o Certificado na Embaixada Brasileira ou no Consulado-Geral do Brasil no país onde o candidato realizou a prova. O certificado de Ensino Médio obtido pelo Encceja é valido em todo o território nacional.

Para consultar os resultados obtidos no exame nacional, os participantes deverão acessar o Portal de divulgação de resultados (http://sistemasencceja2.inep.gov.br/enccejaResultado), informando login e senha.

Para obter mais informações a respeito do Encceja, os interessados devem acessar a página do Encceja. Para informações adicionais, a participante pode entrar em contato com a Central de Atendimento, através do portal de autoatendimento do MEC, ou pelo telefone 0800 616161.

Deixe uma resposta