Como funcionam as inscrições do PRONATEC 2017

Como funcionam as inscrições do PRONATEC

O PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é basicamente uma aposta que o Governo Federal criou para contribuir diretamente na vida profissional dos brasileiros.

Este tipo de iniciativo ampliou em um alto número a quantidade de vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional no nível técnico.

O PRONATEC, em seus quatro anos de existência já foi responsável por oferecer mais de oito milhões de vagas no Brasil todos, o que mais surpreende é que todos eram gratuitos.

No ano de 2015, a oferta de educação profissional e relacionada a tecnologia foi muito maior, pois o PRONATEC abriu doze milhões de vagas em totalmente gratuitas em cursos técnicos. O objetivo é criar um programa que cresça cada vez mais e continue distribuindo cursos gratuitos.

 

O que é o PRONATEC?

Este projeto foi criado no ano de 2011 durante a administração da Dilma Rousseff. O programa nasceu com o único objetivo de expandir e democratizar o acesso que as pessoas têm a educação profissional e tecnologia, através de cursos presenciais e até mesmo à distância.

Ainda existem outros diversos objetivos que fazem parte do PRONATEC, como a reforma e expansão de escolas profissionalizantes, o ampliamento das oportunidades educacionais no Brasil todo, favorecer o desenvolvimento de empresas e de geração de empresas e aumentar em um número considerável os recursos pedagógicos.

O PRONATEC tem atuado em diversas iniciativas, cada uma com propósitos diferentes, mas sempre com o objetivo de ampliar as oportunidades educacionais no Brasil todo.

O programa envolve um acordo que permite disponibilizar os serviços de aprendizagem de forma gratuita, a Rede e-Tec Brasil e outras.

As instituições particulares que trabalham com este tipo de ensino também podem fazer parte do PRONATEC, porém precisam ter o cadastro no site do programa.

 

Como o PRONATEC funciona?

O programa é uma forma de estimular todas as instituições de ensino profissionalizante, sejam elas públicas ou particulares.

As diversas vagas gratuitas do PRONATEC só são ofertadas graças a todas as parcerias que o programa tem por todo o Brasil, principalmente com o Senai, Senar, Senac e Senat que são umas das maiores e melhores instituições do ramo.

Todas as empresas que participam do PRONATEC têm a possibilidade de criar um curso profissionalizando sem que tenha nenhum tipo de custo.

Em alguns casos é possível observar que o programa contribui também com outros benefícios, como matéria didático, lanche e até vale-transporte para os alunos.

O PRONATEC trabalha atualmente com duas modalidades de ensino, iremos falar um pouco elas aqui.

 

Cursos técnicos

Uma das modalidades do PRONATEC é a de ensino técnico, com o passar dos anos tem se tornado uma das mais procuradas pelos adolescentes em todo o pais.

De acordo com algumas informações disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), q quantidade de matriculas nos cursos de ensino médio que possuem o técnico integrado cresceu mais de 55% entre 2008 e 2013.

Sendo assim, podemos concluir que o PRONATEC tem contribuído e muito com a expansão dos cursos técnicos gratuitos que são distribuídos em todo o Brasil.

O ensino médio é muito importante para o jovem, pois ele fornece um diploma que confirma os seus conhecimentos, o que aumenta e muito a sua chance de se dar bem no mercado de trabalho.

Para conseguir o diploma técnico, o candidato pode seguir por três meios: curso técnico integrado ao ensino médio, pelo método concomitante e pela forma subsequente.

 

Curso de formação inicial e continuada (FIC)

Este tipo de modalidade oferece aos candidatos a ela diversos cursos de curta duração, que os qualificam.

O objetivo principal deste curso é fazer com que o aluno se envolva e ingresse no mercado de trabalho, desenvolvendo as suas potencialidades voltadas a profissão que escolher.

Os diversos cursos de qualificação profissional do PRONATEC representam uma oportunidade incrível para aqueles que está com dificuldade para encontrar um emprego.

Também oferece para aqueles que já estão em algum caminho, a chance de se aperfeiçoarem profissionalmente em sua área. Os cursos duram em média 160 horas.

Quem pode fazer o PRONATEC?

O PRONATEC está disponível para todos os brasileiros, porém quando ele faz a distribuição de vagas, ela acaba dando preferência para aquelas pessoas que possuem uma baixa renda.

Isto é feito para beneficiar a parte mais pobre da população, na maioria das vezes os que são beneficiados do programa são os estudantes do 2° ou 3° ano do Ensino Médio da rede pública e tem cadastro único.

Aqueles que são reincidentes no seguro-desemprego pela terceira vez em dez anos, também tem o direito de ter preferência no processo de distribuição de vagas.

Como posso fazer a inscrição?

Existem várias instituições atualmente que trabalham junto ao PRONATEC, sendo assim não é possível determinar uma data única para o período de inscrição.

Cada uma destas instituições que são parceiras do programa tem a total liberdade para adotar os seus próprios critérios no processo de realização da distribuição das vagas gratuitas.

Se você entrar no site oficial do programa poderá encontrar uma página de inscrição online.

Aquele que é candidato precisa fazer uma pesquisa para decidir que curso deseja fazer, esta tarefa muitas das vezes não é fácil, se for necessário o jovem pode procurar ajuda na orientação profissional.

O buscador de cursos do PRONATEC funciona de acordo com os dados de informações preenchidos, como estado, cidade, escolaridade e instituição.

Se houverem cursos gratuitos com inscrições abertas em um município, o sistema automaticamente irá disponibilizar o nome do curso, número de vagas disponíveis e o prazo para que seja feito o cadastro.

Para se inscrever basta clicar no botão “inscreva-se” e confirmar, entre outras etapas. Se o candidato for aprovado, o programa irá entrar em contato com o mesmo, com base nas informações do cadastro e orientará o jovem para que o mesmo faça sua matrícula.

Agora que você já conhece e sabe como funciona o PRONATEC, não perca tempo e entre já no site para saber quais cursos que estão disponíveis e mais próximos a você.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800 61 61 61 e sane-as.

 

Se este artigo foi útil a você, não deixe de compartilhar e garantir que outras pessoas também conheçam o PRONATEC.

One Comment

Deixe uma resposta