Cursos do Senai-Pronatec 2018 inscrição gratuitos

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), uma iniciativa do Governo Federal, visando garantir a inclusão social e a democratização do acesso a ensino técnico através dos cursos do Senai profissionalizante, vem a alguns anos, oferecendo a população brasileira de baixa renda, a oportunidade de poder fazer cursos gratuitos e conseguir qualificação profissional.

Para ampliar essa oferta, o Programa tem parcerias com diversas instituições de ensino presentes em vários estados e municípios do país. Uma dessas instituições parceiras é o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Sobre o Pronatec – Senai

Os cursos do senai é uma instituição de ensino que, há anos, oferece cursos técnicos e profissionalizantes aos brasileiros. Presente em diversos municípios do país, essa instituição tem como objetivo ofertar cursos direcionados a atender as demandas do setor industrial e de mercado do Brasil.

Nos últimos anos, o mercado de trabalho tem estado mais exigente e competitivo, e por isso, tem buscado profissionais qualificados e preparados para contratar. E com isso, é importante que a população se especialize, para atender a essas exigências das empresas.

Visando atender a essas demandas, o Senai em parceria com o Pronatec, oferece cursos direcionados a diversas áreas de atuação, como por exemplo, mecânica, elétrica, telecomunicações, alimentícia, têxtil entre outras, permitindo que a população possa adquirir especialização profissional, atendendo as necessidades de mercado.

Os cursos ofertados visam atender às necessidades de indústria e mercado da região, o que facilita para que o estudante consiga emprego ao terminar o curso. O Senai também amplia a chances de o estudante conseguir experiência e emprego, porque divulga vagas de emprego disponibilizadas na região, e relacionada aos cursos que a instituição oferece.

Sobre a duração e os requisitos dos cursos

A duração dos cursos oferecidos pelo Pronatec 2018 em parceria com o Senai varia de acordo com o curso escolhido. Os cursos técnicos têm duração de, em média, 800 horas. Já os cursos de qualificação tem duração menor de, em média, 160 horas.

A escolaridade exigida dependerá do curso. No caso dos cursos de qualificação profissional, o nível de escolaridade exigida pode até ser 9º ano do ensino fundamental ou até memo um nível inferior. Já os cursos técnicos exigem que o candidato tenha cursado o ensino médio completo, ou esteja cursando.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec 2018, em parceria com o Senai, são custeados pelo Governo Federal, e por isso, o aluno não precisa pagar mensalidades. Além disso, a instituição oferece também material didático gratuito ao estudante.

Como fazer a inscrição

Os cursos do Senai, ofertados pelo Pronatec 2018, são de ótima qualidade, e uma excelente oportunidade para quem quer ter uma qualificação profissional em determinada área, mas não tem condições financeiras para arcar com as despesas.

Se você tem interesse pelos cursos do Senai pode se informar a respeito do período de inscrição, da matrícula e obter outras informações, entrando em contato com a própria instituição, indo até a unidade mais próxima. Ou pode ainda entrar em contato através do site do Senai.

Deixe uma resposta