Cursos técnicos do Pronatec 2018

O Pronatec 2018 é um programa de governo que há anos oferece cursos inteiramente gratuitos a brasileiros, jovens e adultos de baixa renda. Os cursos são de qualidade, e oferecidos por instituições de ensino presentes em diversos lugares do país. O Programa oferece cursos técnicos e de qualificação.

Cursos técnicos do Pronatec

Os cursos técnicos do Pronatec 2018 são oferecidos em três formas diferentes: na forma concomitante, na forma integrada e na forma subsequente.

  • Cursos concomitantes são destinados a pessoas que estão cursando o ensino médio, preferencialmente em escolas públicas. O aluno que estiver interessado por fazer um desses cursos pode entrar em contato com a secretaria da escola onde estuda para pedir mais informações. Ou pode buscar vagas não preenchidas através do endereço http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro/.

 

  • Cursos técnicos integrados são destinados aos alunos que desejam iniciar o ensino médio fazendo um curso técnico ao mesmo tempo. O Pronatec 2018 oferece esses cursos aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O estudante de EJA interessado poderá entrar em contato com a secretaria de educação do estado ou do município para obter mais informações.

Também são oferecidos esses cursos ao aluno que irá cursar o ensino médio em idade regular. Nesse caso, os cursos são realizados em institutos federais e escolas técnicas estaduais.

 

  • Cursos técnicos subsequentes: são destinados ao aluno que já concluiu o ensino médio. No Pronatec, o acesso a esses cursos se dá pela nota do ENEM e são ofertados por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC).

Esses cursos são ofertados por Institutos Federais, Serviços Nacionais de Aprendizagem dentro dos seus próprios calendários de matrícula. O estudante interessado poderá entrar em contato com a secretaria de educação do estado ou do município para buscar informações sobre esses cursos.

Para ter acesso a relação de cursos técnicos do Pronatec, basta acessar o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Cursos de qualificação profissional do Pronatec

Os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Pronatec 2018 são de duração mínima de dois meses e são oferecidos para diversos tipos de públicos.

São oferecidos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional, na modalidade presencial ou a distância, para quem tem desde o ensino fundamental incompleto até o ensino médio completo.

Os cursos FIC, oferecidos pelo programa são voltados para a formação de trabalhadores que precisam se inserir no mercado do trabalho ou conseguir melhor colocação profissional. Possuem duração de, em média, 2 meses e são focados em técnicas práticas da profissão.

Você pode conferir a lista com esses tipos de público e os locais que cada um deve procurar através do endereço http://portal.mec.gov.br/pronatec/cursos-pronatec.

Os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC apresentam oferta contínua de vagas ao longo do ano. Procure-os para saber sobre as datas e sobre os procedimentos de matrícula, ou pesquise por vagas disponíveis no site do MEC http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro/.

Deixe uma resposta