Dia da prova do Enem 2016

O que pode e não pode levar no dia da prova do Enem 2016 .No processo de seleção do Enem 2016, um detalhe pode significar a desqualificação completa do candidato, um detalhe como entrar de óculos escuros no local de prova, ou com um relógio desses super modernos sem tirar o acessório antes de entrar na sala, por exemplo, já pode ser um bom motivo para a eliminação total do candidato do processo seletivo. Por isso é importante estar atento a esses detalhes que alo final fazem toda diferença para alcançar um bom resultado no Enem 2016.

 

A apresentação no local de prova

 

Apresentar-se com a devida antecedência no local de prova é de fundamental importância, já que os portões ficam abertos das 12 e são fechados, obrigatoriamente, às 13 horas, de acordo com o horário de Brasília. Isso significa que um minuto de atraso já pode significar a eliminação do candidato do processo. Sendo assim, o ideal é que o candidato vá o mais cedo possível para o local de prova para evitar imprevistos e garanta sua chegada com calma para não perder a tranquilidade na hora de responder as questões. Não se esqueça de imprimir o seu cartão de confirmação da inscrição para apresenta-lo no dia da prova.

Não esqueça o seu documento com foto

 

Levar um documento de identificação com foto é imprescindível para apresenta-lo no dia da prova. Nessa ocasião, só serão aceitos pelos fiscais documentos originais que possuam foto. Você pode levar a sua carteira de identidade, sua carteira de trabalho, passaporte ou sua carteira de habilitação. Qualquer outro documento ou cópia do documento, ainda que esteja autenticada, não serão aceitas pelos fiscais de sala e isso pode implicar na eliminação do candidato. O único documento que pode substituir sua identificação com foto é um Boletim de Ocorrência, apresentado em caso de perda, roubo o extravio do documento.

Leve uma caneta preta de material transparente

Somente a caneta preta que seja de material transparente vai ser permitida no local de prova. Isso acontece porque o cartão de respostas é de leitura ótica e ele só identifica a cor preta, por isso canetas de outras cores de tinta não são aceitas no dia da prova. E é importante que o candidato sempre uma caneta extra, preta, em material transparente, e faça um teste antes da prova para garantir que elas funcionam.

Confira os seus dados na folha de resposta

Não se esqueça de conferir os seus dados na folha de respostas e se eles estão corretos também no seu caderno de questões antes de começar a responder. Tenha certeza de que não estão faltando perguntas na página destinada às questões ou se tem algum defeito de impressão que comprometa a leitura das questões. Qualquer erro dessa natureza deve ser informado imediatamente ao aplicador, porque seus dados pessoais precisam estar perfeitos no caderno de perguntas, resposta, redação e também na lista de presença.

Tempo de prova

Você deve permanecer na sala de aplicação da prova por duas horas e sair a partir dos 30 minutos antes do final do exame, se deseja levar o caderno de questões. Depois dos 30 minutos, se você quiser pode se ausentar em definitivo da sala de aula, mas não pode levar o caderno de questões.

 

Tudo o que você precisa para fazer a prova do Enem 2016 é a sua Identidade original, seu cartão de confirmação impresso e uma caneta preta. Evite levar mais coisas que o material permitido. Evite celulares, relógios, calculadoras, livros e outros materiais impressos, já que ingressar alo local de prova com esses objetos pode implicar na sua eliminação do processo seletivo.

Deixe uma resposta