Dicas de estudos para Enem 2016

Se você se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016, deve estar se preparando para fazer a prova, pois a data se aproxima e milhões de outros estudantes aguardam ansiosamente para ter um bom desempenho. Afinal, é por meio desta avaliação que é possível ingressar nas melhores universidades públicas do País, além de conseguir também bolsas de estudo nas instituições particulares. Neste artigo, fique atento à dicas de estudos para se dar bem no Enem 2016! Confira!

 

Cada estudante tem o seu jeito específico para se preparar para a prova, porém o que todos eles têm em comum é a ansiedade – algo que atrapalha a concentração nos estudos e nos distrai do que é realmente importante, se informar e se sentir preparado para eventuais surpresas, com relação aos assuntos da redação – parte importantíssima, que equivale a grande porcentagem de pontos, no Enem 2016. Para não ser pego desprevenido, nem na redação e nem nos questionários de cálculo, conhecimentos gerais, tecnologias, ciências e outros, veja algumas dicas importantes de pessoas que também já passaram por esse momento e hoje ocupam lugares nas universidades brasileiras.

 

Uma dica que é comum entre todas as pessoas que já passaram pelo Exame Nacional do Ensino Médio, é fazer um plano de estudos. Esse tipo de planejamento permite que você visualize tudo que pode ser importante para os seus estudos, perceba em quais disciplinas você tem mais ou menos deficiência e, além de tudo, te deixa mais calmo, no sentido em que você sente que está numa crescente de conhecimentos. Esse tipo de prática também te faz buscar conteúdos variados e você não corre o risco de gastar muito tempo em uma coisa e esquecer de outras, igualmente importantes. Afinal, a prova é extensa e abarca o conteúdo dos três anos do ensino médio.

 

Outro ponto importante é dar uma boa olhada nos simulados e em provas antigas do Enem, disponibilizadas largamente pela internet, não é nem um pouquinho difícil de encontrar. Com isso, você se familiariza com o tipo de questão que pode cair e ainda sente quanto tempo você se demora em cada questão – administrar o tempo que você precisa para terminar a prova em sua totalidade é também muito importante, pois você não pode correr o risco de se ater tempo demais em uma única parte da prova e deixar de fazer as outras questões.

 

Não deixe de descansar!

 

 

Algo que muitos estudantes dizem também é que você não pode deixar a sua ansiedade tomar conta ao ponto de estudar sem parar e não deixar um tempo para a mente ficar tranquila e descansar. O descanso, para eles, faz parte do preparo, pois manter a mente tranquila, menos agitada com o fato de estar sendo avaliado, ajuda a melhorar a concentração e a disposição física no momento de realizar a atividade, que pode levar algumas horas.

 

Se alimentar bem e beber bastante água também faz parte dessa preparação, afinal sentir tonturas, enjoos e outros desconfortos por não ter comido bem ou bebido água o suficiente para o bem estar do organismo pode te atrapalhar bastante no momento da prova do Enem 2016. Estude bastante, mais do que normalmente faz, porém não deixe de ter uma rotina saudável, descuidando de sua alimentação.

 

Há quem nem chegue a pensar nisso, mas praticar esporte também pode ser considerado uma preparação para esse tipo de avaliação. Isso porque, quando o nosso corpo gasta toda a adrenalina com o exercício físico, deixa o nosso corpo mais tranquilo e relaxado para outras atividades. Além disso, a nossa mente também relaxa com a prática física! Fica a dica!

Deixe uma resposta