Inscrição nos cursos do Pronatec 2018: fique esperto!

Inscrição nos cursos do Pronatec: fique esperto!

Levei gato por lebre! Com certeza você já ouviu essa expressão de alguém que foi enganado. Pois é, não seja mais um. Aprenda aqui como fazer inscrição nos cursos do Pronatec.

 

Pronatec é programa do Governo Federal

Isso mesmo! O Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), criou em 2011 o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Nesse programa você pode adquirir ou ampliar conhecimentos fazendo cursos inteiramente gratuitos. No portal do MEC [http://portal.mec.gov.br/pronatec/cursos-pronatec] você encontra informações detalhadas sobre os cursos do Pronatec.

Como não poderia deixar de ser, existem grupos de pessoas querendo tirar vantagem desse programa. Então, você que está interessado em se inscrever nos cursos do Pronatec, fique esperto!

Existe um site com a expressão pronatec 2018 [pronatec.pro.br] que não tem absolutamente nada a ver com o programa. Pode ser alguma organização particular tentando vender cursos. Abra os olhos! Nos cursos do Pronatec não há nenhuma cobrança financeira.

 

Quem pode se beneficiar com os cursos do Pronatec?

Os cursos do Pronatec estão em duas categorias:

  • Cursos Técnicos: destinados a quem está cursando ou já concluiu o ensino médio.
  • Cursos de Qualificação Profissional: para um público muito diverso; cada curso exige um grau de escolaridade mínima.

 

Como fazer inscrição nos cursos do Pronatec?

Você deseja participar de um curso em 2018, já que o ano de 2017 está no fim. Certo! O portal do MEC informa que o local a ser procurado para fazer a inscrição depende da categoria do curso e da sua condição. Assim:

  • Se você está cursando o ensino médio ou o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública, procure a secretaria da escola ou acesse [http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro/] para verificar se existe vaga no curso que você deseja.
  • Se você não está nos dois casos acima, na página do Pronatec [http://portal.mec.gov.br/pronatec/cursos-pronatec] tem uma tabela com indicação do lugar a ser procurado. Por exemplo, se você está cumprindo medida socioeducativa em meio aberto, procure o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da prefeitura da sua cidade.
  • Se você não faz ideia de quais cursos do Pronatec são mais apropriados, consulte o site do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ou do Serviço Social de Aprendizagem Comercial (SENAC). Essas são duas das maiores instituições parceiras do Pronatec. Elas costumam manter inscrições abertas ao longo do ano.

 

Guia de cursos do Pronatec

Seu desejo é aprender uma profissão ou mesmo se capacitar naquela que já exerce? O Pronatec dá uma força com cursos de qualificação profissional. A quarta edição do Guia Pronatec de Cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) saiu em 2016. A carga horária mínima para esses cursos é de 160 horas.

Esse guia é encontrado no portal do Pronatec e qualquer pessoa pode fazer o download dele. Nele estão disponíveis informações sobre 642 cursos. Alguns dos cursos citados lá:

  • Cuidador de Idoso
  • Motorista de Transporte Escolar
  • Operador de Processos em Fabricação de Papel
  • Pizzaiolo
  • Tratador de Piscinas

 

Invista tempo e energia em conhecimento! As oportunidades são aproveitadas pelas pessoas que estão preparadas para elas. Porém, não caia em armadilhas. Os cursos do Pronatec são cumpridos sem que você precise pagar por eles.

 

Deixe uma resposta