Pronatec 2018 Informações gerais sobre a inscrição

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  (Pronatec 2018) é um programa do Governo Federal criado em 2011, que tem auxiliado centenas de brasileiros de baixa renda que necessitam de qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho, ou para aperfeiçoar suas habilidades, e em 2018 não será diferente.

Um dos principais objetivos do Pronatec é democratizar a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos no país, de forma que a população de baixa renda tenha oportunidade dedar continuidade aos estudos.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec são totalmente gratuitos, e incluem também o material didático. O programa prioriza atender a população de baixa renda, por isso, é necessário que o candidato tenha estudado ou esteja estudando em escola pública, ou tenha recebido bolsa integral para estudar em instituição privada de ensino.

Informações gerais sobre a inscrição

Para ter acesso as informações a respeito da inscrição nos cursos, você deve acessar o site oficial do Pronatec 2018, através do link http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro/ e preencher os campos. Ao preencher os campos, o site informará sobre as vagas disponíveis no município escolhido.

Você também pode ver a relação de todos os cursos oferecidos, acessando o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disponibilizado no Portal MEC, através do link http://portal.mec.gov.br/pronatec/cursos-pronatec. Também é possível acessar informações sobre os cursos nos sites das instituições parceiras que os disponibilizam.

Não existe um período unificado de inscrição para os cursos, tendo em vista que ele pode variar de acordo com a instituição de ensino.

Quais cursos serão oferecidos

Para ter acesso a informações sobre as vagas ofertadas pelo Pronatec 2018, você deve efetuar uma busca no site da instituição que oferece o curso. Instituições como Senai e Senac, por exemplo, oferecem ofertas de vagas de forma contínua ao decorrer do ano.

Os cursos variam de acordo com a instituição e unidade que o disponibiliza. Se você deseja obter mais informações sobre os cursos oferecidos por essas instituições, entre em contato com as mesmas e procure conhecer o calendário de matrículas e os procedimentos para a inscrição.

Inscrição para o Pronatec Oferta Voluntária

Além disso, vagas estão sendo oferecidas pelo Pronatec Oferta Voluntária e as inscrições foram divididas em quatro lotes. O quarto lote de inscrições está agendado para acontecer em fevereiro de 2018 e contará com mais de 500 mil para cursos FIC e Técnico presencial, como também, na modalidade de ensino a distância.

Os interessados em conseguir um curso gratuito de nível técnico ou profissionalizante do Pronatec 2018 deverão se inscrever para o quarto lote do programa.

Para procurar por cursos e vagas e se registrar no programa, é preciso acessar o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), através do endereço http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.

As inscrições funcionam como uma espécie de pré-matrícula. Após a classificação, será necessário efetuar a matrícula na Instituição de ensino responsável pelo curso.

One Comment

Deixe uma resposta