cursos do Pronatec

Melhores cursos do Pronatec

Conheça os cursos que ajudam a qualificar e reintegrar o trabalhador ao mercado de trabalho. O Brasil terá 700 mil novos desempregados em 2016, segundo relatório Organização Internacional do Trabalho (OIT). Sendo que, o número de desempregados no Brasil chegou a 9,1 milhões no trimestre de setembro a novembro de 2015. Na comparação com o mesmo período de 2014, o aumento foi de 41,5%, com 2,7 milhões de desempregados a mais, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em relação ao trimestre anterior, de junho a agosto de 2015, a alta foi de 3,7%, ou 323 mil pessoas a mais. Então é vital que haja qualificação e muita criatividade para voltar ao mercado de trabalho. Assim, os cursos do programa do Governo Federal, Pronatec, são ideais para ajudar os desempregados a mudarem essa realidade.

Antes de tudo é preciso conhecer o seu perfil e sua qualificação para compreender em que área e setor que poderá ter mais sucesso. O Pronatec oferece cursos que vão desde administração até produção industrial, isso passando por áreas da saúde, militar, comércio e serviços.

Os melhores cursos do Pronatec são os que oferecem um bom retorno e possui um amplo mercado de trabalho, é o caso do curso Técnico de Informática (Programação). Com esse curso é possível ter salário inicial de R$ 3 mil reais e amplo mercado de trabalho, já que todas as empresas necessitam de implantação ou manutenção de uma rede digital.

Outro excelente curso profissionalizante é o Técnico em Enfermagem, pois é o segmento de saúde que emprega muito no país independente da crise econômica. Assim como o Curso de Radiologia, no entanto esse setor tem oferta mais baixa de vagas, o que limita a volta para o mercado de trabalho, no entanto a remuneração é de aproximadamente R$ 1800 por mês.

O curso de Administração é excelente para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou primeiro emprego. Por ser um setor amplo, é muito comum ser inserido no mercado de trabalho após a qualificação.

No portal do Pronatec é possível conferir muitos cursos e também fazer a inscrição para os cursos que estão com vagas em aberto, bastas acessar  link http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/. As inscrições para o Pronatec 2016 ainda não estão abertas, no entanto é importante ficar de olho no site do Governo Federal.

O Pronatec é um programa aberto a todos os brasileiros, ou seja, todo mundo pode participar. Porém, é importante lembrar que a prioridade do Pronatec é disponibilizar vagas para pessoas de baixa renda, alunos de escola pública (ou de escola particular, porém na condição de bolsista integral da própria escola), pessoas desempregadas e também beneficiárias de programas de transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família.

One Comment

Deixe uma resposta