Nota do Enem o que ela tem a ver com o Pronatec

Nota do Enem o que ela tem a ver com o PronatecO ENEM nada mais é do que o Exame Nacional do Ensino Médio. A prova do ENEM é realizada todos os anos e a nota que o estudante tira nessa prova permite que ele tenha a chance de se colocar em universidades.

O objetivo dessa iniciativa é aumentar o grau de escolaridade dos brasileiros e facilitar o acesso ao Ensino Superior.

Sendo assim, vários programas, tais como o Prouni, Sisu, Fies, Pronatec e Ciência sem Fronteiras, fazem uso da pontuação obtida pelo aluno na prova do ENEM como meio de seleção, lembrando que para cada um existe uma forma de seleção própria.

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, como funciona o Pronatec e o que a nota do ENEM tem a ver com ele, continue lendo e veja todas as informações que você precisa para ficar por dentro do assunto. Saiba também como usar essa nota para ingressar no Pronatec.

 

Mas primeiramente, o que é o Pronatec e para que serve?

Pronatec nada mais é do que a sigla para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Esse programa é uma iniciativa do Governo Federal que foi lançada com o intuito de aumentar a oferta de cursos profissionalizantes e também técnicos.

Todos os cursos desse programa são gratuitos e também não é cobrada nenhum tipo de taxa de inscrição, mensalidade ou matricula para poder se beneficiar do programa.

O Pronatec foi criado em 2011 e nasceu como uma forma que visa expandir e democratizar o acesso à educação tanto profissional quanto tecnológica, por meio de cursos à distância e presenciais.

Além disso, o Pronatec ainda tem outros objetivos, tais como realizar a expansão e reforma de escolar profissionalizantes ampliando assim as oportunidades educacionais.

 

Como é que funciona a nota do ENEM?

Pois bem, para poder se inscrever e aproveitar os cursos técnicos que são oferecidos, é preciso realizar o seu cadastro no Sisutec, que é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

Durante sua inscrição, o candidato tem a opção de escolher duas opções de cursos técnicos que gostaria de fazer.

Vale lembrar que as vagas são destinadas, primeiramente, àqueles candidatos que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino ou então que tinham bolsa integral no ensino privado.

O Sisutec, por sua vez, também é do Governo Federal e oferece vagas gratuitas em diversos cursos técnicos, somente para os candidatos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

Va lembrar ainda que o processo de seleção do Sisutec acontece por duas vezes ao ano, uma vez por semestre e oferece ao candidato uma oportunidade de conseguir uma vaga através da sua nota no ENEM.

Já a prova do ENEM acontece uma vez por ano, normalmente nos últimos meses do ano.

Pronto. Agora você já sabe um pouco mais sobre o ENEM, o Pronatec e como a nota do primeiro pode ser útil para usufruir do segundo. Aproveite!

Deixe uma resposta