Fique por dentro das notícias dos cursos do Pronatec 2018.

Certo, você já decidiu que em 2018 vai fazer um dos cursos do Pronatec. Acontece que você anda sem tempo de ficar consultando a página para fazer a inscrição quando aparecer vaga. Pois nós temos uma dica valiosíssima.

 

Quero receber notícias sobre os cursos do Pronatec. Como fazer?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) te encaminha o que deseja saber. Aqui você precisa ter somente um endereço eletrônico (email) ativo.

Se o programa que gerencia seu email tem filtros para spams, remova esses filtros. Ou então verifique com freqüência a caixa de spams. Do contrário, você corre o risco de perder a notificação sobre o curso que quer fazer.

Acesse a página [www.pronatec.mec.gov.br/inscricao] onde você vai encontrar um formulário existem algumas informações sobre você que precisam ser incluídas obrigatoriamente nesse formulário. Elas estão marcadas com um asterisco vermelho. Uma delas é justamente seu email.

As informações sem o asterisco vermelho você adiciona se quiser. O mais importante é que o formulário te possibilita receber informações de mais de um curso do Pronatec. Assim, você tem até três opções.

Veja que na mesma linha do espaço para o nome do curso tem a figura de uma lupa. Se você clicar na lupa, vai surgir outra janela com nomes de cursos. Nessa janela, se o curso que você deseja fazer não aparece na lista, você escreve o nome dele no retângulo localizado depois da palavra Curso.

No final da página, você também terá que informar o código que o programa te fornece. Isso é apenas um procedimento para certificar que você não é um robô.

 

Preciso ter o ensino médio completo para fazer cursos do Pronatec?

Não, mas é claro que depende do curso escolhido. Se você está cursando o ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública, procure a secretaria da escola. Lá você se informa de como fazer parte do programa.

 

Estudantes do ensino médio da rede pública: público-alvo dos cursos do Pronatec

Sim, é o que está na lei que instituiu esse programa. Você que está para começar o ensino médio em uma instituição pública, fique esperto!  Existem cursos técnicos na forma concomitante. Isso significa que o currículo do curso técnico estará vinculado ao do ensino médio. Assim, procure saber logo no início da possibilidade de aprendizado técnico.

Além disso, os estudantes do ensino médio da rede pública podem concorrer a uma Bolsa-Formação. Procure a secretaria estadual de educação para saber mais.

 

Quais são as escolas que oferecem cursos do Pronatec?

São muitas e nem todas elas são da rede pública. É certo que na lista estão os Institutos Federais e as Instituições de Ensino Superior (IES) municipais e estaduais. Mas também tem escolas dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAI, SENAC e outras) e IES particulares.

Nessas últimas tradicionalmente existe cobrança de valores (matrícula, mensalidades). Porém, o Governo Federal fez uma parceria com essas escolas. Como existe um repasse de verba do Governo Federal para elas, as mesmas devem oferecer cursos do Pronatec inteiramente gratuitos.

Portanto, não permita que aproveitadores te façam cobrança alegando que você vai pagar por um curso do Pronatec. Sendo um programa do Governo Federal, é uma iniciativa criada através dos impostos que já pagamos.

Deixe uma resposta