Tudo sobre o Novo Modelo Pronatec 2017 ensino médio

Novo Modelo Pronatec 2017

O Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação, o MEC, possuem um projeto que ajuda a inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho através da qualificação profissional. Esse programa é o Pronatec. A boa notícia é que mesmo com a crise o projeto, além de se manter, ainda melhorou e trouxe mais vantagens para os participantes. Sabendo disso vamos conhecer um pouco mais sobre o Novo Modelo Pronatec 2017.

Como é o Novo Modelo Pronatec 2017?

O Pronatec era oferecido para jovens que haviam recém concluído o ensino médio ou estavam cursando as séries finais. Entretanto, agora com mais incentivos do Governo Federal, passaram a fazer parte do Novo Modelo Pronatec 2017 também os jovens e adultos do ensino básico que cursaram a educação de jovens e adultos, o EJA.

Com esse novo modelo, os alunos de EJA também serão beneficiados por cursos técnicos e de capacitação profissional bem como por cursos de ensino fundamental. Tudo isso aumenta o número de oportunidade para mais pessoas de baixa renda através da oferta de um ingresso justo e capacitado ao mercado de trabalho.

 

Tudo sobre o Novo Modelo Pronatec 2017 ensino médio

Para quem é aluno do ensino médio as mudanças são poucas. Para ser um beneficiário, os estudantes devem ter cursado, ou estar cursando, as séries do ensino médio sempre em escolas da rede pública ou com bolsa integral de 100% na rede particular.

Os cursos técnicos oferecidos são em período integral, noturno, vespertino ou matutino.  Vale lembrar ainda que para aqueles alunos que estão cursando o ensino médio, os cursos de capacitação ou técnicos serão promovidos de modo que não exista problema com horário das aulas.

Os investimentos realizados no programa nesse ano de 2017 vão ser maiores, tanto para os alunos do ensino médio, quanto para os alunos de EJA.

Quem tem direito ao Novo Modelo Pronatec 2017?

Veja abaixo uma lista de especificações para facilitar o entendimento de quem é que pode ser beneficiado no Novo Modelo Pronatec 2017.

  • Alunos de ensino médio que cursaram a rede particular com bolsa de 100%
  • Alunos que cursaram o ensino médio através da rede pública de ensino
  • Alunos de ensino médio que ainda curso a rede particular com bolsa de 100%
  • Alunos que ainda cursam ensino médio através da rede pública de ensino
  • Jovens e adultos participantes do programa EJA em redes públicas de ensino

 

Formas de participar do Novo Modelo Pronatec 2017

Subsequente: voltada para alunos que já terminaram o ensino médio de acordo com os requisitos citados.

Concomitante: voltada para alunos que ainda estão cursando ensino médio, seja na rede pública ou com 100% de bolsa na rede privada.

Integrada: voltada para alunos que estejam finalizando ou já finalizaram o ensino fundamental, também de acordo com os requisitos citados acima.  Vale lembrar que os alunos que terminaram o ensino fundamental terão que fazer o Pronatec e junto com o ensino médio.

 

Pronto, agora você já sabe tudo o que você precisava saber sobre o Novo Modelo Pronatec 2017. Aproveite!

Deixe uma resposta