O que é o Pronatec e como funciona?

O que é o Pronatec e como funciona?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, conhecido como Pronatec, é um programa criado pelo governo federal para prestar apoio aos jovens em busca de uma carreira profissional. Trata-se de uma iniciativa que oferece vagas gratuitas para cursos de qualificação e ensino técnico.

Em 7 anos de existência, o Pronatec conseguiu oferecer milhões de vagas para jovens em todo o Brasil. O propósito é ampliar o número de vagas a cada ano, sempre superando o ano anterior, fazendo o programa crescer e mantendo sua gratuidade.

A qualificação do jovem através do Pronatec oferece diversas vantagens. Os cursos são profissionalizantes, oferecendo alta taxa de empregabilidade e tendo boa aceitação junto às empresas. O jovem formado pelo Pronatec apresenta um diferencial em seu currículo.

Conheça um pouco mais do Pronatec

O Pronatec teve seu início no ano de 2011, tendo sido implantado como uma forma de expandir e democratizar o acesso à educação tecnológica profissional através de cursos presenciais e à distância.

Através dos anos, o Pronatec conseguiu reformar e expandir escolas profissionalizantes, ampliando as oportunidades de educação para os jovens e favorecendo o desenvolvimento das empresas, além de promover a geração de empregos e de aumentar a capacidade de recursos pedagógicos.

Como princípio, o Pronatec atua em conjunto com outras iniciativas, tendo o propósito de ampliar as oportunidades de educação em todo o Brasil. O Pronatec possui um acordo de gratuidade dos serviços de aprendizagem, oferecendo vagas inclusive de instituições particulares que praticam o ensino profissionalizante.

Hoje, inúmeras instituições particulares de ensino participam do Pronatec, reservando vagas gratuitas para cursos técnicos, inclusive universidades, que executam o programa de estímulo à educação profissional e tecnológica.

Como funciona o Pronatec

As vagas do Pronatec são ofertadas em razão das parcerias estabelecidas em todo o país, através do SENAI, SENAC, SENAR e SENAT, além das redes federais, estaduais e municipais de ensino voltadas para a profissionalização.

O aluno participante do Pronatec pode fazer qualquer curso profissionalizante à sua escolha, sem qualquer custo. Em determinados casos, o programa ainda contribui com outros benefícios, como material didático, alimentação e vale transporte.

São duas as modalidades de educação profissional no Pronatec:

Cursos técnicos

Os cursos técnicos conferem diploma profissional, aumentando as chances de encontrar boa colocação no mercado de trabalho. O aluno tem três formas de conseguir um diploma técnico, no Pronatec:

  • Curso técnico integrado ao ensino médio, permitindo ao aluno tanto ter o ensino médio quanto a educação profissional;
  • Curso complementar, conquistando a habilitação técnica em complementação ao ensino médio, fazendo duas matrículas e completando os dois cursos;
  • Curso técnico após o ensino médio, quando o aluno só pode se matricular depois de completado o ensino médio.

Formação inicial e continuada

Na modalidade de formação inicial e continuada, ou FIC, o Pronatec oferece cursos de curta duração para qualificação profissional. O princípio é envolver o aluno no mercado de trabalho, desenvolvendo suas potencialidades para trabalhar em determinada profissão.

Os cursos de qualificação oferecidos pelo Pronatec representam uma excelente oportunidade para aumentar as chances de emprego no mercado de trabalho. São cursos de mais curta duração, voltados especificamente para a formação profissional, focados na prática.

Nessa modalidade, o Pronatec oferece atualmente quase 700 opções de cursos gratuitos, atendendo 13 eixos de tecnologia diferentes. Os profissionais em busca de especialização podem se qualificar em atividades ligadas à alimentação, à administração, a cuidados pessoais e de pessoas idosas ou com deficiência, ao design de modas, a atividades computacionais e atendimento de pessoas, entre outras.

Se você está interessado em fazer algum curso no Pronatec, entre no site do programa e procure o que melhor possa atender suas expectativas.

Deixe uma resposta