Objetivos do Pronatec Estão Mantidos Para o Ano 2017

Por Que se Inscrever?

O próprio governo federal fez diversos cortes em diversas áreas, inclusive na educação. Do Pronatec, criado em 2011, chegou a sofrer cortes no ano de 2015, mas retomou as verbas em 2016 e, para este ano, está novamente apresentando estabilidade no número de vagas, então fique atento ao prazo para as inscrições dos cursos gratuitos em diversas áreas do Brasil .

Como a crise econômica tirou muitos empregos nos últimos tempos, para os estudantes só resta buscar melhor qualificação para poder concorrer à altura no mercado de trabalho. E o Pronatec serve exatamente para isso.

O que é o Pronatec

O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que foi criado com um único objetivo: aumentar a oferta de cursos técnicos para jovens estudantes e para profissionais, democratizando o ensino e oferecendo meios para que pessoas que ainda não possuem a qualificação necessária para o mercado possam ter melhores possibilidades de concorrer a uma vaga.

O Pronatec também atua para melhorar o ensino médio na rede pública, apresentando diferenciais que tornam o jovem mais capacitado para buscar sua vaga no mercado de trabalho, principalmente aqueles de mais baixa renda, que não conseguem pagar por cursos profissionalizantes.

Os cursos do Pronatec são oferecidos pelas mais diversas instituições e abrange escolas de todo o Brasil, possibilitando que alunos e pessoas de baixa renda tenham condições de aprender e de conseguir melhorar o padrão de vida.

Para o Pronatec, as prioridades são as pessoas que fazem parte dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e as pessoas de baixa renda, que não têm condições de pagar as mensalidades das instituições de ensino.

Todos os cursos de capacitação profissional oferecidos através do Pronatec são financiados pelo governo federal, seja através das instituições do Sistema S de Ensino (SESI, SENAC, SENAT e SENAR), seja através das instituições de ensino governamentais, nas redes federal, estaduais e municipais, ou mesmo através de instituições de ensino privadas, que celebraram convênio para ofertar cursos através do Pronatec.

 

As principais instituições parceiras do Pronatec são as do Sistema S, que oferecem maior variedade de cursos, embora as instituições particulares e governamentais também estejam habilitadas para ofertar cursos técnicos e profissionais juntamente com o Pronatec.

Entre os anos de sua fundação, em 2011, e o ano de 2016, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais de 10 milhões de alunos fizeram cursos técnicos e de formação inicial e continuada. Os cursos são oferecidos de acordo com a demanda de mão de obra local, mantendo as características das necessidades das empresas em cada região brasileira.

Objetivos do Pronatec

Os objetivos iniciais do Pronatec estão mantidos desde sua fundação e em 2017 não será diferente. Os economistas preveem que 2017 deve ser marcado pela retomada da economia, com maior oferta de empregos pelas empresas, o que exige que o Pronatec também tenha maior oferta de vagas nos cursos.

Para se preparar para o mercado de trabalho, os jovens estudantes e profissionais em busca de novo trabalho devem se qualificar e a melhor forma de fazer isso é participando de um curso de formação técnica e profissional.

O Pronatec é um meio de democratizar a oferta de mão de obra profissional para empresas e de ajudar as pessoas que precisam de emprego e, além disso, o programa tem ajudado milhares de escolas pelo Brasil, realizando reformas dos espaços educacionais estaduais e federais e montando centros de tecnologia.

O Pronatec aumenta as possibilidades e as oportunidades educacionais, oferecendo formação profissional e reciclagem, adaptando os profissionais às condições de trabalho exigidas pelo mercado.

Deixe uma resposta