Preparação física para o Enem

Todo mundo sabe que praticar exercícios faz bem, não é mesmo? Porém, nem todo mundo sabe que as atividades físicas fazem bem também para quem está se preparando para avaliações, como o Enem, por exemplo. Isso porque, com tantas horas de prova, sentado o tempo todo em uma cadeira de madeira de maneira desconfortável, ainda se sentindo, possivelmente, muito ansioso e preocupado, não a toa você precisa estar muito bem fisicamente para enfrentar um desafio como esse. Neste artigo, saiba mais informações sobre o assunto: preparação física para o Enem.

 

Os especialistas afirmam: as atividades físicas nos ajudam a dormir melhor, comer melhor, melhoram o nosso humor, a nossa memória, a nossa capacidade de concentração e também, igualmente importante, a nossa autoestima. Dito isto, não é de se estranhar que o esporte seja um importante componente a ser levado em conta quando está se preparando para uma avaliação como a do Enem, não é mesmo?! E não, você não estará perdendo tempo, que devia ser usado para estudar exaustivamente. O descanso e o cuidado com o corpo e com a saúde devem fazer parte, essencialmente, do seu planejamento de estudos se quiser se sair, realmente, muito bem.

 

Para quem não sabe, o Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio – uma avaliação que demanda tempo e bastante dedicação do candidato, já que pode levar algumas horas para ser feita em sua totalidade. Conseguindo uma nota satisfatória, o estudante abre as portas do Ensino Superior para si mesmo, incluindo a maioria das grandes universidades públicas do País.

 

Escolha um esporte que te faça sentir bem e te dê prazer!

 

 

Se você já sabe que é apto à prática de esportes, é hora de pensar em qual atividade física você poderia encontrar mais prazer em sua prática. Se você mora perto de praia, o surf pode ser uma boa pedida, além de caminhada ou corrida, que são atividades que você pode fazer em conjunto ou sozinho e não gasta nenhum dinheiro para isso. Todos os três esportes irão melhorar o seu condicionamento físico e te farão sentir muito bem, com a prática de duas a três por semana. Não há dúvida de que qualquer uma delas iria te deixar melhor preparado para sentar na cadeira e fazer uma ótima prova do Enem!

 

Outras atividades, que você encara mais como um curso, como as artes marciais ou a dança, também podem te ajudar bastante. Elas vão melhorar a frequência dos seus batimentos cardíacos, diminuindo o bombeamento, já que o coração fica mais forte e mais eficiente para bombear sangue por todo o corpo; melhora a circulação de sangue nas veias; pode fortalecer, além de alongar a sua musculatura; ajuda a regular o seu peso dentro de um limite ideal para a sua idade, altura e modo de vida; auxilia na liberação de hormônios, como por exemplo, a adrenalina, dando uma sensação de bem estar durante e depois da prática do exercício físico; entre muitos outros benefícios farão toda a diferença num momento de tanta ansiedade e preocupação como no Enem.

 

Foco e determinação!

 

Outra coisa que já não é nenhuma novidade, é que os esportes, independentes de quais sejam, ajudam a melhorar também a forma como a gente encara a nossa própria vida. É muito comum nos tornarmos pessoas que possuem um senso de determinação mais forte com a prática de atividades físicas, confiando mais no nosso potencial e acreditando que somos capazes de conquistar os nossos desejos. Alguma dúvida de que a preparação física seja fundamental dentro do seu plano de estudos para o Enem? Achamos que não! Boa sorte!

Deixe uma resposta