Pronatec Campo: 35 mil vagas disponíveis

Está aberta a pre-matricula para os cursos de Pronatec Campo que é apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

São 34934 vagas disponíveis para agricultores e agricultoras familiares, jovens, povos e comunidades tradicionais, assalariados e assentados da reforma agrária e podem fazer as inscrições no primeiro semestre do 2015.

Os que estiverem interessados devem ir as delegacias do MDA e assim se informar sobre os cursos especificos disponíveis em seu estado. Deverão verificar a disponibilidade das vagas e fazer a pré-matricula.

Logo os alunos deverão confirmar a matricula a partir de março.

Os cursos que recebem mais demanda dos 116 de educação e tecnologia são:  agricultor familiar, horticultor orgânico, agricultor orgânico, agente de desenvolvimento cooperativista, bovinocultor de leite, avicultor, fruticultor, auxiliar de agropecuária, piscicultor e preparador de doces e conservas.

O objetivo é fortalecer as capacidades produtivas e gerenciais no campo com ampla oferta de cursos para os diferentes públicos do meio rural. A metodologia do Programa intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo.

Programa

Cada pessoa tem direito a fazer até três cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) por ano, e um curso técnico com duração mínima de 160 horas e dois meses.

Já os cursos técnicos entregam diploma para os alunos e possuem carga horária mínima de 800 horas e duração mínima de um ano, além da carga horária prevista para o estágio profissional supervisionado.

A iniciativa do Pronatec Campo integra o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação (MEC) e faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Balanço

Entre 2012 e 2014, foram mais de 27 mil matrículas efetivadas para 175 cursos do Pronatec Campo, formando cerca de 1.500 turmas de pessoas que se profissionalizaram para atender as demandas de trabalho no campo.

Para mais informações, acesse a cartilha do Pronatec Campo.

 

Deixe uma resposta