Pronatec Jovem aprendiz veja como funciona.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado com o objetivo de ajudar o jovem brasileiro a ingressar no mercado de trabalho formando jovem aprendiz . Seu foco secundário – e não menos importante – é contribuir para que adolescentes de comunidades violentas encontrem na educação uma maneira de fugir ou não cair no mundo do crime.

Desde 2011, são ofertados cursos de nível técnico em todo o Brasil. Em julho deste ano, o Governo Federal anunciou a criação de 15 mil vagas em 81 municípios. Fique atento aos próximos parágrafos para saber como participar do Pronatec Jovem Aprendiz.

Como funciona e como participar

pronatec jovem aprendiz

Podem participar do Pronatec Jovem Aprendiz adolescentes entre 14 e 18 anos. Obrigatoriamente, esse público precisa estar matriculado na rede pública. Conforme os critérios de seleção impostos pelo Governo Federal, terão prioridades jovens:

  • Em vulnerabilidade social
  • Resgatados do trabalho infantil
  • Adolescentes que já cumpriram medidas socioeducativas
  • Deficientes

Preenche algum desses critérios? Então, para se inscrever é simples. Basta procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de você. Nesse órgão, o jovem poderá conhecer a lista de curso – ofertados no SENAI, SESI, Senac, SESC, SEBRAE, SEST, SENAT – e fazer a inscrição.

Durante o curso, o adolescente deverá cumprir uma carga horára de 400 horas. Uma das vantagens do Pronatec Jovem Aprendiz é o encaminhamento para o mercado de trabalho. As atividades desenvolvidas no estágio serão registradas na carteira de trabalho.

Direitos do estudante

A carga horária do estágio na empresa não poderá ultrapassar seis horas diárias. O adolescente também terá direito a remuneração e auxílios como vale-transporte e alimentação. Caso a empresa não cumpra com essas obrigações poderá ser punida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Por que contratar um estudante do Pronatec Jovem Aprendiz é uma boa para sua empresa?
Se você tem uma empresa de médio ou pequeno porte e deseja empregar um dos estudantes do Pronatec Jovem Aprendiz, as vantagens são muitas. Seu empreendimento terá descontos, como pagar apenas 2% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), enquanto as demais desembolsarão 8%.

Vantagens de participar do Pronatec Jovem Aprendiz

jovem aprendiz

Já mencionamos que o principal objetivo do programa é ajudar os jovens brasileiros em vulnerabilidade social. Além dessa importância social – e até mesmo de segurança pública –, o estudante participante poderá adquirir conhecimentos práticos e teóricos.

O ensino técnico é um dos que mais emprega em 2015. Isso porque a preparação de um profissional desse nível é focada justamente para preencher as necessidades do mercado de trabalho.

Ao trabalhar em uma empresa ainda quando estudante, o profissional tem grandes chances de ser contratado futuramente. Mesmo que isso não aconteça no local onde foi feita a parte prática do curso, as portas estarão abertas.

Outro benefício é o salário remunerado. Mas para isso, o estudante precisa ter uma boa frequência nos cursos.

Fique de olho!

Segundo o Governo Federal, as inscrições para os Cursos Pronatec Jovem Aprendiz devem se abertas ainda neste mês. Não perca essa oportunidade profissional!

Deixe uma resposta