5 possíveis temas da redação do Enem 2016

A prova de redação ainda é o monstro de qualquer tipo de concurso e a Redação do Enem sempre é bastante comentada por candidatos e professores, principalmente porque é ela que pode definir a classificação final do candidato. A Redação do Enem é tão importante que se você zerar essa parte da prova, se termina a chance de você entrar para a faculdade. Por isso mesmo, na redação você não pode zerar de maneira alguma. É justamente através da redação que os avaliadores do processo tiram as conclusões sobre o seu conhecimento da língua, criatividade e raciocínio.                                                                                           

 

Estrutura da Redação para o Enem 2016

 

Em geral, a redação dissertativa precisa apresentar uma introdução de qualidade e um desenvolvimento do assunto com argumentos convincentes, além de uma conclusão com uma ideia que apresente uma solução possível para o problema levantado na introdução.

 

 

Expectativas para o tema da Redação do Enem 2016

Mas o que realmente deixa todos os candidatos nervosos a cada ano é a expectativa para saber, finalmente qual será o tema da redação do Enem 2016 e para isso alunos e professores ficam atentos aos últimos acontecimentos no contexto nacional e internacional. Sempre existem especulações sobre o assunto e alguns apostam em temas específicos, mas na verdade, o tema da Redação do Enem é algo que só pode ser descoberto realmente na hora da prova. E no post de hoje vamos ver os cinco possíveis temas de Redação do Enem 2016.

 

Tema possível 1: Fanatismo e Religião

 

Trata-se de um tema complexo de entender, mas que, diante de suficiente informação, pode resultar numa ótima redação. Especialmente se falarmos das influências que as religiões têm determinado política e socialmente. Já que nos últimos tempos tem havido vários ataques terroristas na Europa que estão relacionados com o extremismo religioso.

 

Tema possível 2: Contaminação do meio ambiente

 

Esse é um tema já bastante desgastado em concursos e exames de todo tipo, mas o atual e maior acidente ambiental da história do Brasil, causou uma renovação do tema e ele é um dos favoritos para a Redação do Enem 2016. Uma boa dica é ler bastante sobre esse tema de forma geral e sobre o acidente da Samarco especificamente.

Tema possível 3: Problemas causados pelo aquecimento global

 

A falta de água e o calor excessivo de algumas áreas do planeta são m assunto de primeira ordem também nessa linha de problemas ambientais. Além das notícias de incêndios nas matas e florestas, o que afeta cada vez mais o aquecimento global, que promete índices cada vez maiores em 2016.

Tema possível 4: O consumismo atual

 

Hoje em dia está se discutindo muito que estamos vivendo em um mundo de consumo excessivo, onde sempre inventam novos e desnecessários produtos para influenciar cada vez mais as pessoas a comprar e acreditar que precisa daquilo para viver. Coisa que não deve ser considerada normal, já que o consumismo pode ser diagnosticado como uma doença da modernidade, onde existem pessoas que precisam comprar para se sentir bem. Categorizado como um dos males da sociedade moderna, o consumismo está em debate e pode ser um dos temas da Redação do Enem 2016.

Tema possível 5: A crise econômica brasileira

 

Outro dos temas possíveis mais cotados para a Redação do Enem 2016 é a crise econômica pela qual passa o Brasil atualmente e que se agrava a cada dia. E como foram muitos os fatores que levaram o país a essa situação, se faz necessário estar muito bem informado sobre política, corrupção e impeachment para escrever um bom texto sobre o assunto.

 

Enfim, agora que você já conhece os 5 possíveis temas de Redação no Enem 2016, o próximo passo é ler muito sobre eles e já começar a praticar a escrita sobre os temas possíveis.

Deixe uma resposta