Saiba tudo sobre o Pronatec 2017

Saiba tudo sobre o Pronatec 2017

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, conhecido nacionalmente, está funcionando desde 2011 e tem como principal objetivo democratizar os cursos técnicos e oferecer mais oportunidades aos estudantes.

O Pronatec 2017 é uma forma de oferecer melhores oportunidades na educação e na profissão, permitindo aos jovem que buscam especialização em determinadas áreas alcançar seus objetivos e conseguir melhor colocação no mercado de trabalho. Neste ano, o Pronatec está disponibilizando inúmeros cursos, atendendo seus objetivos de acesso mais fácil à educação.

O jovem brasileiro conhece as dificuldades para competir por uma vaga no mercado de trabalho. A grande competitividade e as ofertas cada vez menores de oportunidades fazem com que muitos não consigam encontrar uma vaga de emprego, principalmente porque falta qualificação e, quanto mais qualificada for uma pessoa, melhores são as chances de conseguir uma vaga.

O Pronatec é garantia para competir no mercado de trabalho

O Pronatec 2017 é uma forma de garantir que todo e qualquer jovem tenha chances iguais de competir no mercado de trabalho. Desde seu início até hoje, milhares de jovens já conseguiram qualificação para competir de forma igual, obtendo sucesso na hora de procurar novo emprego.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec são inteiramente gratuitos, com os custos pagos pelo governo. Ou seja, isso significa que, na prática, quem entra para o Pronatec consegue sua formação profissional inteiramente de graça, não precisando fazer qualquer tipo de pagamento.

Cursos oferecidos pelo Pronatec

Através do Pronatec, o jovem tem à sua disposição inúmeros cursos, cada um deles voltado para um perfil específico. As instituição participantes do Pronatec estão classificadas nas seguintes categorias:

  • Instituições de ensino privado habilitadas pelo Ministério da Educação;
  • Rede federal de ensino tecnológico, científico e profissional;
  • Redes estaduais, municipais e distritais de ensino tecnológico e profissional;
  • Instituições de ensino do SENAC, SENAI, SENAR e SENAT.

Como fazer sua inscrição no Pronatec

Se você está interessado em fazer um dos cursos oferecidos pelo Pronatec, deve ficar atento às informações referentes aos processos de inscrição. Para acompanhar o calendário, consulte o site do Pronatec e faça uma busca detalhada sobre as vagas disponíveis em cada instituição de ensino e em cada cidade.

Através do site da Pronatec você poderá consultar a lista dos cursos oferecidos pelo programa e saber a época exata das inscrições.

Como procurar cursos e vagas no Pronatec

O Pronatec oferece os cursos divididos em categorias, deixando o site mais interativo e de mais fácil utilização. Assim, por exemplo, você pode procurar nas categorias seguintes e verificar se lá consta o curso que você pretende:

  • Cursos técnicos, com duração mínima de um ano, voltados para jovens que já tenham concluído o ensino médio;
  • Cursos técnicos 2, similares à primeira categoria, com a diferença que permitem concorrer às vagas jovens que ainda não tenham terminado o ensino médio;
  • Cursos de formação continuada ou inicial, com duração maior, de dois anos, voltados para jovens que sejam beneficiados por algum outro programa assistencial do governo, como o Bolsa Família, por exemplo.

O Pronatec vem aplicando sua rede de atendimento de forma contínua nos últimos anos. Em 2015, mais de 4,8 milhões de jovens se inscreveram nos cursos oferecidos pelo programa e, em 2016, o número de inscrições chegou a 8 milhões de pessoas. Nesse ano, o governo federal investiu R$ 14 bilhões em cursos Pronatec e, para 2017, os cursos devem envolver mais de 400 áreas de conhecimento.

Aproveite a oportunidade, visite o site da Pronatec e procure o melhor curso para seu futuro profissional. Sua carreira depende de conhecimento e o Pronatec é a porta de entrada para você conseguir sucesso em sua carreira.

One Comment

Deixe uma resposta