Vagas para cursos gratuitos do Pronatec 2018

Como acontece desde 2011, em 2018 o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec ) estará oferecendo vagas para cursos gratuitos nesse ano de 2018, visando atender aos brasileiros jovens e adultos que necessitam de especialização mas não tem condições financeiras de arcar com os custos que os cursos técnicos e profissionalizantes demandam.

Quem pode participar do Pronatec

Segundo a Lei 12.513/2011 de criação do programa, o Pronatec deverá dar atendimento prioritário aos estudantes do ensino médio da rede pública e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda (como o Bolsa Família).

Confira quais instituições ofertam vagas para cursos pelo Pronatec

  • as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica(Institutos Federais, CEFETs, escolas técnicas vinculadas a Universidades Federais e Colégio Pedro II)
  • as instituições públicas das redes estaduais, distrital e municipais e fundações públicas precipuamente dedicadas à educação profissional e tecnológica;
  • as instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAR, SENAT);
  • as Instituições de Ensino Superior – IES estaduais, distrital e municipais com cursos técnicos;
  • as IES privadas e de educação profissional técnica de nível médio devidamente habilitadas pelo MEC.

 

Quais as modalidades de cursos técnicos

Vagas para cursos gratuitos do Pronatec 2018 são nas seguintes modalidades de curso:

  • Técnico na forma subsequente, destinado a quem concluiu o Ensino Médio;
  • Técnico na forma concomitante, destinado a quem está matriculado no Ensino Médio e deseja fazer um curso técnico ao mesmo tempo;
  • Técnico na forma integrada, destinado a quem concluiu o Ensino Fundamental e deseja iniciar o ensino médio ao mesmo tempo em que iniciará o curso técnico.

 

Esses cursos tem duração de 800 a 1200 horas e tem duração média de um ano e meio a dois anos.

 

Cursos de qualificação profissional

Os cursos Formação Inicial e Continuada (FIC), ou qualificação profissional, são cursos que têm como foco uma formação específica.

No caso do Pronatec, eles possuem carga horária mínima de 160 horas e duram em média 200 horas, em cerca de três meses. Os requisitos para participar variam de acordo com o curso.

Em alguns desses, não existirá exigência de ter cursado o ensino fundamental completo. Já em outros será necessário ter concluído o ensino médio.

Quando começam as inscrições para o Pronatec 2018

Os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC ofertam, de forma contínua, as vagas ao longo do ano. Procure as unidades dessas instituições para saber sobre o período de matrículas das vagas do Pronatec.

Além disso, desde 2016 estão sendo disponibilizadas vagas pela Bolsa-Formação do Pronatec 2018. As vagas a serem ofertadas neste ano estarão disponíveis no Portal do MEC, e para saber quais as vagas disponíveis, basta acessar o site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao.

Deixe uma resposta